Quer tonificar e não sabe como? talvez haja um motivo...
Tonificar... é um daqueles chavões do mundo do fitness, apontado como um dos principais objetivos de alguém que quer iniciar um programa de treino. É vulgarmente empregue para exprimir a vontade de querer ficar com os músculos mais salientes e com um corpo com menos massa gorda.
O conceito de treino de tonificação existe ou é só mais um termo exotérico do mundo dos ginásios? Neste artigo, a Personal Trainers vai desmistificar este assunto.
Tonificar remete-nos para 2 palavras Tónus Muscular, cujo significado nos transporta para o conceito fisiológico de contração basal dos nossos músculos, que permanecem num estado de contração parcial, passivo e continuo. Em termos simples é a tensão gerada pelo sistema musculo esquelético que nos faz permanecer numa postura bípede e ereta no dia a dia, esta atividade é controlado pelo nosso sistema nervoso central, tornando-nos predispostos e prontos para alguma ação/movimento voluntário.
Treine com resultados efetivos
Posto isto, o conceito de Treino de Tonificação, começa a ganhar algum conteúdo mas será que é correto?
O treino de tonificação fica à margem numa linguagem rigorosa, pois vejamos, qualquer treino físico tem como consequência o aumento do tónus muscular.
De forma simplistas este tipo de treino diz reduzir gordura e ganhar massa músculo, mas à luz da ciência, sabemos que reduzir gordura ao mesmo tempo que se ganha massa muscular não é possível. Pois ou se segue um programa de treino e um plano alimentar para reduzir peso, ou outros para fazer o oposto, ganhar massa muscular.
Se o objetivo é ter mais vitalidade, saúde, melhorar a sua condição física, ou reabilitar alguma estrutura, procure metodologias integradas e funcionais, que visam melhorar ações e movimentos fundamentais do dia a dia - Treino funcional.
Alternar entre protocolos de treino cardiovascular, resistência muscular, e hipertrofia, vão ajuda-lo(a) a melhorar a sua composição corporal, a reduzir volume, e perder peso.
Mas se o objetivo for ganhar massa muscular/ hipertrofia, então a musculação é o ideal.
Em jeito de conclusão, não treine para ficar mais tonificado, treine sim para:
- ficar mais resistente às exigências do dia a dia, com mais vitalidade e mobilidade;
- perder peso, ou ganhar massa muscular;
- melhorar a performance desportiva;
- etc... Treino simplesmente porque gosta.
O Treino Personalizado é sempre a melhor opção, nós na Personal Trainers ajustamos o treino às suas necessidades individuais, desenvolvemos com os nossos clientes hábitos de exercício e de vida que promovem sucesso. Confira você mesmo, e seja o próximo(a) caso de sucesso.
Texto de Miguel Paiva