Asma e o Exercício Físico
Devem os asmáticos praticar exercício físico?
A Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Nos indivíduos mais suscetíveis, a inflamação causa episódios frequentes de tosse, aperto no peito e dificuldades na respi-ração. Esta inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos como alergénios, irritantes químicos, fumo de tabaco, ar frio/quente, entre outros.
Asma, o que acontece?
Nesta patologia existe uma inflamação ou um inchaço das paredes internas dos brônquios. A inflamação faz com que os músculos que envolvem os brônquios tenham maior facili-dade na sua contração, tornando-os muito sensíveis. Os brônquios, ao reagir a substâncias irritantes ou algo a que a pessoa é alérgica, tornam-se mais estreitos, o que faz com que o ar entre e saia dos pulmões com maior dificuldade. Consequentemente na asma, expirar é mais difícil do que inspirar.
Os asmáticos devem praticar exercício físico?
As atividades físicas motoras são importantes para a saúde física e mental dos pacientes de todas as idades, mas o asmático sente-se muitas vezes menos capaz por falta de prática e não por incapacidade física.
A participação ativa e regular em programas de atividade física pode aumentar a tolerância ao exercício e a resistência, com menor desconforto. Com o exercício físico regular existe uma redução do broncoespasmo e uma melhor qualidade de vida.
Uma orientação adequada proporciona também inúmeros benefícios, entre os quais a me-lhoria da mecânica respiratória, prevenção e correção de alterações na postura, melhoria da condição física geral e prevenção de outras complicações a nível pulmonar. Durante a prática de fitness é necessário ter alguns cuidados. É importante que a pessoa asmática traga sempre consigo a medicação broncodilatadora inalatória, no caso de al-guma eventualidade.
O asmático deve ainda realizar um pequeno aquecimento, antes da parte fundamental do seu treino, e um retorno à calma no final, com, por exemplo, alguns alongamentos