SIZE Fitness Boutique

O Sono e o Exercício

Os exercícios podem auxiliar no tratamento e prevenção de alguns distúrbios do sono, seja diretamente, por diminuir a fragmentação do sono, provocar aumento no sono de ondas lentas e diminuição da latência para o sono, ou indiretamente através do controle de peso e aquisição de hábitos saudáveis.

    A importância do sono na recuperação entre as sessões de treino torna-se mais evidente, em vista da associação entre a secreção de hormônio de crescimento e o sono de ondas lentas, podendo-se inferir a importância de um sono adequado para a restauração corporal.

É possível dizer que o exercício em demasia, assim como um sono de má qualidade (quer seja por perturbação pelo exercício, quer seja por outros distúrbios), pode prejudicar o rendimento durante os treinos ou mesmo durante provas importantes.

Outro fator importante a ser considerado é a presença de distúrbios de sono como apneia, insónia, bruxismo ou movimentos periódicos de pernas que, por interferirem na qualidade do sono, podem comprometer o desempenho desportivo, prejudicando principalmente o período de recuperação.

 

 

 

 

 

Texto de Diogo Lopes