Saúde Mental – mais importante do que nunca
"O projeto desportivo é o projeto de vida — e quando acaba um, acaba outro" — Sidónio Serpa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Desportiva.
O Mundo dos Psicólogos afirma que — "falar de saúde não significa ausência de doenças. A saúde abarca o bem-estar físico, psíquico e social. A forma como tratamos o corpo tem repercussões a nível mental".
Assim, saúde mental é uma das componentes básicas do conceito geral de saúde e de bem-estar. Pressupõe as circunstâncias fundamentais para relação interpessoal e pra o desenvolvimento pessoal e a e está intimamente ligada à saúde física, que por sua vez controla a saúde mental.
Há atletas em todos os cantos do mundo que assumiram ter problemas de saúde mental, muitas vezes devido a exigências e expectativas. A pressão sofrida pode levar a quadros de ansiedade e depressão. Diante de uma derrota, lidar com os sentimentos de frustração, inerentes a esses momentos, exige preparação emocional não só do atleta, mas de todo ser humano, em qualquer situação.
A saúde mental é um termo que está relacionado à maneira como uma pessoa percebe e reage às exigências da vida, como ela harmoniza suas emoções, capacidades e desejos.
A prática desportiva para a saúde mental causa pode trazer diversos problemas, mas também traz múltiplas vantagens.
Vantagens da prática desportiva para a saúde mental
Pelo valor que o desporto assume na saúde de cada um, é importante enumerar as vantagens que este traz a nível físico, mas também no âmbito da saúde mental. De acordo com o Mundo dos Psicólogos, essas vantagens são:
·Aumento da autoestima: a pessoa está capaz de realizar os objetivos pessoas e sente orgulho de fica de si mesma.
·Redução de stress: a atividade física estimula a produção de endorfinas, dando uma sensação de bem-estar e conforto.
·Prevenção da depressão: o treino físico pode ajudar na cura da depressão, dado que ser capaz de algo é um excelente aliado no aumento da autoestima.
·Higiene no sono: praticar uma atividade física ajuda a equilibrar o ritmo do sono, visto que há energia suficiente gasta durante o dia.
·Memória e atenção: são capacidades que melhoram com a prática desportiva.
·Promove a socialização: não só pela atividade em si como também pelo sentimento de pertença a um grupo que partilha uma mesma paixão.
Este é dos temas que se deve manter no primeiro lugar do pódio da vida.
Esta grande atleta deixou o mundo em reflexão. Parar e olhar para o nosso interior deve tornar-se um momento da rotina de cada pessoa.
O que estou a pensar? O que estou a sentir? O que estou a fazer? Que sinais de alerta identifico? Será que é hora de parar? De mudar algo? Ou mesmo de pedir ajuda profissional? Estas são algumas das questões que os psicólogos defendem que devemos ter em alerta.
Aproveita a boleia desta situação mediática e retira dela o melhor proveito possível. Um proveito de aprendizagem e reflexão que te ajude a olhar para ti mesmo. Será que dás a verdadeira atenção à tua saúde mental?
Alexandre Ichim