OVERTRAINING
O Overtraining é caracterizado pela brusca diminuição do rendimento nos treinos, acompanhado de sintomas físicos, fisiológicos, cognitivos, sociais e psicológicos.
É muito importante conhecer o corpo, e perceber quando é a altura de descansar, em particular quando tens uma vida tão ativa quanto a intensidade dos teus treinos.
Sinais e sintomas do Overtraining:
1- Fadiga – há uma grande diferença entre estar cansado e o Overtraining, podemos estar cansados depois de uma sessão de treino específico, mas não significa que estejamos em Overtraining. Os sinais de OT quando falamos em fadiga é quando a mesma persiste fora dele.
2- Dores musculares fora do normal – as dores musculares que sentimos a seguir aos treinos são perfeitamente normais, mas não podem continuar durante a semana inteira, se tivermos dores que pioram cada vez que treinamos e não recuperamos entre os treinos, possivelmente estamos em Overtraining.
3- Adoecer com facilidade – Caso esteja em Overtraining o nosso corpo pode ficar com o sistema imunitário fraco, por não ter tempo suficiente para recuperar.
Como evitar o Overtraining?
Para evitar maus treinos, lesões e falta de motivação temos que dar descanso ao nosso corpo, percebermos o que ele precisa na altura certa.
Definir bem as nossas pausas, periodizar de maneira correta e inteligente os nossos treinos.
Alexandre Ichim