COMO TREINO O MEU CORE?
De uma forma mais simples e básica, o core pode ser visualizado, não só como os abdominais, mas como: Imagine “desconectar” do seu corpo os braços, pernas e cabeça. O que resta é o core!
Num programa de treino básico, o cliente deve iniciar no nível no qual ele possa manter a estabilidade enquanto realiza um exercício desafiante e com a forma adequada.
Um programa de treino de core pode ser dividido em 3 partes:
-Estabilização: é a primeira fase e é onde ocorre pouco ou nenhum movimento da coluna.
Ex: pranchas
-Exercícios de Força Central: requerem movimento da coluna através de todas as
amplitudes de movimento e integram as várias ações musculares ação (excêntricas,
isométricas e concêntricas). Ex: Abdominais
-Exercícios de Potência Central: concentram-se na taxa de produção de força do movimento, ou seja, velocidade. Ex: medicine ball slam
Dicas para manter um bom treino do core:
-Um core fortalecido é importante, pois se o core não conseguir suportar um determinado exercício, os braços e as pernas nele envolvidos não irão produzir a força ou velocidade necessárias.
-Apesar dos exercícios de estabilização estarem incluídos numa fase inicial, não significa que tenham de ser fáceis.
-Exercícios focados no core também podem utilizar resistências através do uso de alguns materiais como: bandas elásticas, cabos, medicine balls e pesos livres.
-Qualquer exercício que cause dor nas costas deve ser evitado, seja um exercício de estabilidade, como um exercício de força central ou um exercício de potência central.
Luta pela tua saúde e bons treinos,
Cristiana Rosa