TREINO DE VISUALIZAÇÃO MENTAL
Muitos de nós já deve ter visto que os bodybuilders passam horas ao espelho a fazer poses. Para nós leigos apenas pensaríamos que seria para admirar a sua forma física, ou para tentar melhorar a pose. Na realidade é tudo verdade porém há ciência por de trás disto, na qual vou explicar.
O músculo de uma forma simplificada é constituído por fibras musculares e moto-neuronios, que estão ligados entre si. Quando realizamos uma contração muscular esta acontece porque o nosso cérebro emitiu uma ordem (impulso elétrico). Esta passagem de um impulso elétrico para um mecanismo “mecânico” é feita através dos Moto-neuronios que descodificam ordem, e ativam as fibras musculares correspondentes (Denomina-se coordenação neuromuscular)
Sendo assim quando vemos alguns indivíduos a contrair a sua musculatura há frente de um espelho (Alguns é apenas por vaidade) estes poderão estar a realizar um treino de visualização mental.
No que consiste?
Consiste num treino onde o individuo tenta mentalmente isolar a contração de um certo grupo ou músculo ou gesto técnico , pois ao realizar esta ação vai obrigar o cérebro a recrutar/criar mais moto-neuronios, aumentando assim a capacidade de recrutar mais fibras musculares no gesto especifico.
Por esta razão se pede ao atleta/ individuo para pensar no movimento e “ sentir” o músculo a trabalhar, ou seja, realizando por exemplo uma Remada Baixa onde o movimento de puxar a barra até á parede abdominal deverá ser executado pela contração dos músculos das costas (levando há junção das omoplatas) e não pela contração dos músculos agonistas (Bíceps).
Este tipo de treino não deverá estar só ligado há musculação, deverá ser aplicado a qualquer modalidade, pois ao realizar um gesto técnico de forma “pensada” irá fazer com que este seja muito mais eficiente quando for realizado de forma “inconsciente”
Que resultados se obtém com este treino?
Com este treino por si só poucos resultados ou nenhuns se terá, o organismo precisa sempre de um estimulo, mecânico e metabólico mais frequente e intenso, porém juntamente com um treino especifico, quer seja um treino de técnica, força, potência ou hipertrófico estes terão maiores resultados.
Por estas razões apresentadas, como Profissional da Área do Treino Desportivo e Atividade Física recomendo que se foquem na realização dos movimentos , pois obterão maiores benefícios para além de que poderão evitar lesões ou futuros problemas osteoarticulares.
Mikael