DEPOIS DAS FÉRIAS REGRESSAM AS DORES NAS COSTAS?
Com o regresso à rotina, ao stress e à secretária regressam também as dores nas costas. Por vezes, nesta fase pode começar a sentir também dores de pescoço e de cabeça que podem estar relacionadas ou ter a mesma origem.
Acontece que com o regresso ao trabalho volta o sedentarismo, um factor com muito peso na postura e processo de dor ou mesmo inflamatório. De forma geral a postura de secretária em nada favorece a saúde da coluna então, ao passar várias horas em sobrecarga, por vários dias seguidos pode desencadear-se um processo inflamatório muscular.
Outro ponto importante mas pouco mencionado é o facto de, muitas vezes, estar de férias estar de férias significar repouso quase absoluto, ou seja, sem prática de exercício físico. Quando se descora o exercício e deixa de ter treinos semanais regulares, os músculos começam a entrar em modo “repouso” e a perder tonicidade. Esta perda de tonicidade é derivada da redução de massa muscular que pode não ser muito significativa ao fim de uma semana, por exemplo, mas será de certo notória ao fim de duas semanas. Então, quanto mais tempo sem treinar, sem fazer reforço muscular, sem praticar exercício físico maiores diferenças poderá notar no seu corpo. Assim sendo, um corpo menos treinado tem menos força, menos capacidade de aguentar a postura mais correcta e desta contribui bastante para o aumento das dores generalizadas (costas, pescoço, joelhos, etc.).
Então a pergunta é: “O que posso fazer para reduzir as dores nas costas?”
Como se pode imaginar, o trabalho deve iniciar-se na prevenção, ou seja, não deve acontecer uma interrupção completa dos treinos durante o período de férias. Ainda assim, se foi o que aconteceu, este pode ser o momento óptimo para regressar aos treinos regulares e instituir também o reforço muscular específico na sua rotina. Os treinos acompanhados vão ajudar bastante na redução de dores, tornando o processo mais rápido e eficaz.
Tendo em conta que as dores de coluna nem sempre têm a mesma origem, é importante que exista uma avaliação de vários factores para determinar o ponto de maior stress e trabalhar em consonância.
Exercícios de alongamento regulares diários podem também ajudar numa fase inicial. Há que evitar estar muito tempo sentado e na mesma posição, e ainda evitar permanecer inclinado/a à frente sobre a secretária.
No entanto, só estas dicas podem não ser suficientes, é importante procurar a ajuda de um profissional com conhecimentos na área especifica. Nós podemos ajudar.
Bons treinos
Maria Murta