EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ – À GRÁVIDA DE PRIMEIRA VIAGEM
Durante a gravidez é importante, por várias razões, que a mulher se mantenha activa. Seja porque estão de saúde como de auto-estima. Principalmente a gravida de primeira viagem, que durante a gravidez vai viver um grande choque hormonal, é importante pensar em si não só como futura mãe mas também como a mulher que é.
Além disso, sendo a primeira vez que estão a passar por esta fase, é muito comum haver dificuldade em lidar com as alterações do corpo. O treino vai ser adaptado a cada fase da gravidez, mas no geral traz os seguintes benefícios:
· Controlo do peso;
· Prevenção da diabetes gestacional;
· Promoção de posturas mais correctas;
· Diminuição de lombalgias;
· Diminuição de dor pélvica;
· Diminuição de incontinência;
· Aumento da capacidade funcional;
· Ajuda no controlo da depressão;
· Ajuda na recuperação pós-parto.
Isto para não falar que uma grávida que se mantem activa durante a gestação tem, geralmente, menos desconforto na hora do parto. Isto deve-se ao facto de toda a musculatura estar mais activa e preparada para a produção de força.
Além de ser muito importante ter treinos regulares durante toda a gravidez, é importante relembrar que cada gravidez é única, com sintomas e reacções distintas a cada fase. Assim sendo, é importante que os treinos sejam acompanhados por um profissional com formação na área. Estes treinos terão de ser adaptados não só às diferentes necessidades de cada trimestre, como também a gravidez em si e aos gostos da futura mamã.
Nota final: a gravidez não é uma doença, mas é uma condição imprescindível durante o planeamento das sessões de treino. No momento de escolher, se for possível, escolha alguém que já tenha trabalho com este grupo antes e que tenha formação. Evite treinar sozinha, evite cometer erros que possam ser prejudiciais à sua saúde e/ou à do bebé.
Bons treinos!
Maria Murta