A ÁGUA FRIA AJUDA A RECUPERAR MAIS RÁPIDO APÓS O EXERCÍCIO?
Estratégias de recuperação pós-exercício permite restabelecer a homeostase nos sistemas fisiológicos do corpo. A estratégia que utiliza mudanças de temperatura para repor e regularizar as alterações que ocorreram no corpo durante o exercício denomina-se de Hidroterapia. A Hidroterapia é dividida em 4 categorias:
-Imersão Termoneutral (>20ºC a <36ºC)
-Imersão a quente (> ou = 36ºC)
-Imersão a frio (< ou = a 15ºC)
-Imersão em contraste
A combinação de vasoconstrição, temperatura muscular reduzida, aumento do volume sanguíneo e efeitos analgésicos da imersão a frio, pode reduzir a inflamação, o inchaço, dor muscular e a perceção da fadiga. Parece que a imersão apenas das pernas em água fria entre 11ºC a 15ºC por 10min a 15min possui efeitos significativos.
A imersão em contraste poderá ser benéfica tanto na dor muscular como na inflamação muscular, mas não parece ser muito eficaz na redução da perceção da fadiga.
Existe muitos aspetos a considerar perante a aplicação desta estratégia, deve ser aplicada com os devidos cuidados e com a devida segurança para possuir os seus efeitos benéficos.
No entanto, apesar da sua eficácia, existem estratégias de recuperação que poderão ser mais viáveis, seguras e eficazes que podem garantir uma melhor recuperação, como é o caso da recuperação ativa e algumas formas de recuperação passiva. A hidroterapia é apenas uma dos vários métodos de recuperação, mas o objetivo passará por encontrar os melhores métodos de recuperação que terão mais efeitos em ti, de modo a que no próximo treino o teu corpo esteja recuperado e pronto para outra sessão.
Luta pela tua saúde e bons treinos,
Cristiana Rosa