Atenção: a dor ciática pode não estar relacionada com a coluna!
A dor ciática acontece ao longo do nervo ciático, ou seja, muitas das vezes tem início na região lombar da coluna e pode prolongar-se até ao pé. Este é o nervo responsável pela sensibilidade e controlo de diversos músculos dos membros inferiores. A compressão do nervo ciático geralmente ocorre apenas de um dos lados e muito frequentemente inicia nas raízes do nervo, ou seja, na coluna lombar.
Os sintomas da dor ciática são:
· Dor em forma de pontada;
· Sensação de queimadura ou de formigueiro no glúteo ou atrás da coxa;
· Dor na região lateral da perna e parte de cima do pé;
· Dor que piora ao ficar sentado e cruzar a perna;
· A primeira crise pode surgir na gravidez, devido ao aumento do peso e tamanho da barriga;
· Podem estar presentes sintomas como fraqueza da perna, e sensação de dormência na nádega ou na coxa.
Contudo, nem sempre a dor ciática advém de compressão criada na região lombar. Existem casos, raros, onde a compressão é feita já no prolongamento do nervo ciático, como no caso do síndrome do piriforme. Este síndrome acontece quando o nervo passa entre o músculo piriforme, assim, cada vez que ocorre um edema neste músculo ele vai comprimir o nervo provocando a consequente crise. Noutros casos pode haver uma compressão na zona da coxa através, novamente, de edema em algum músculo que possa comprimir o nervo.
Como se trata de uma crise ciática, os sintomas são em tudo iguais a uma crise provocada na raiz. Deste modo, podemos concluir que nem todas as crises de ciática advêm de alterações na coluna lombar.
No entanto, no caso de existir uma crise ciática aguda e/ou prolongada é aconselhado procurar um especialista de modo a entender a real origem do problema.
Bons treinos!
Maria Murta