Treino Hipopressivo
OLow Pressure Fitness (LPF) ou treino postural hipopressivo é um método de treino para o corpo e para a menteao qual todas deveríamos aderir. Porquê? Porque foca-se em diminuir a pressão da zona abdominal que está constantemente prejudicada no nosso dia a dia.
As inúmeras atividades diárias, os esforços físicos, as más posturas, o fato de passarmos o dia todo sentadas, são só algumas dos fatores que “influenciam negativamente apressão que a nossa coluna verte-bral, orgãos internose cavidade abdominalsão submetidos”.
Aprofundemos melhoro que é e quais são os benefícios do treino hipopressivo, antes de o meter em prática em prol de uma barriga mais tonificada.
Low Pressure Fitness (ou treino hipopressivo): o que é?
Trata-se de um “método de treino corpo e mente que considera o corpo como um todo, vendo o treino de forma global, integrandoa postura, a respiração e a consciência corporal”.
“É um método de treino postural e hipopressivo que tem como base arespiração e a apneia,adicionando a reeducação postural, a técnica neuro-dinâmica, e a combinação de várias posturas em sequência, de forma a trabalhar o corpo a nível global”.
A origem? A técnica milenar do ioga, claro. Mais especificamente a vertente deHatha Yoga, sendo apelidada deUddiyana bandha,que trabalha deforma extrema o controlo da respiração e da musculatura abdominal.Na verdade, é tudo uma questão de controlo. sendo os treinos hipopressivos usados “tanto no campo terapêutico como preventivo”.
O LPF Do ponto de vista postural, conseguimos trabalhar:
•Alongamento axial:do eixo do corpo, dos pés à cabeça, simbolizado pela coluna;
•Alongamento cervical:alargamento do espaço intervertebral nas vértebras superiores da coluna, mais próximas do pescoço;
•Ativação da cintura escapular:ativação neuromuscular da parte superior do tronco;
•Inclinação do eixo à frente:através da movimentação do tronco em bloco, promovendo a ativação ins-tantânea docore(zona abdominal).
PT João Medeiros