10 REGRAS PARA QUEM QUER PRATICAR CALISTENIA
Quando falamos de Calistenia, na maioria das vezes, o que nos vem à mente são vídeos degrandes atletas que vemos na internet. Normalmente estes atletas já têm vários anos de práticae com a ajuda de um bom editor de imagem as suas habilidades e performances parecemsobre-humanas. O grande problema surge quando iniciamos esta prática pois deparamo-noscom dificuldades que nos levam a desistir antes mesmo de começar.Desta forma para que seja possível evoluir nesta modalidade é importante seguir algumasregras.
1.NÃO TE COMPARES COM OS OUTROS
Todos começamos de maneira diferente, histórico de treino, idade, genética, lesões anteriores,entre outros. Tudo isto irá determinar o nosso ponto de partida. Não devemos querer ser iguaisaos outros mas sim inspiramo-nos para ser a nossa melhor versão de sempre.
2.STRICT FORM (FORMA CORRECTA)
Quando iniciamos algo novo nem sempre fazemos da melhor forma, acabando por adotar umpadrão de movimento alterado. Quem já não ouviu falar das famosas kipping pull ups, muitousadas no crossfit, infelizmente esses impulsos não nos vão ajudar a ganhar a força devidapara evoluir na calistenia. Sim vai ser mais difícil, teremos de deixar o nosso ego de lado,contentar-nos com menos repetições mas mais qualidade, só assim iremos ficar mais fortes.
3.AMPLITUDE DE MOVIMENTO
Quantas vezes já vimos alguém a fazer exercícios de forma encurtada, sem que haja a totalflexão e extensão das articulações envolvidas, como por exemplo nas flexões e elevações ouaté agachamentos. É importante trabalhar na total amplitude do movimento para os músculosenvolvidos tenha a máxima contração e mais fibras sejam recrutadas permitindo melhorresultados.
4.VOLUME DE TREINOS
e procuramos ganhar massa muscular só com o peso corporal então é necessário perceberquantas séries devemos aplicar no nosso treino. Estudos mostram que optar por 4 a 5 sériespor grupo muscular é uma boa opção.
5.INTENSIDADE
Antigamente acreditava-se que quanto mais carga melhor para ganhar massa muscular mashoje em dia a calistenia tem vindo a provar que não é bem assim e que também é possívelhipertrofiar só com o peso do corpo.Dependendo sempre do nível de cada pessoa o número de repetições poderá ser entre 3 a 6para iniciantes ou entre 8 a 16 repetições para avançados, dependendo também do exercício.O segredo está em chegar próximo da falha muscular.
6.FORÇA ISOMÉTRICA
Uma excelente forma de desenvolver e fortalecer a musculatura sem dúvida mas é precisoalguns cuidados pois neste tipo de exercícios não devemos ir até á falha de modo aprotegermos os nossos tendões de lesões. Bandas elásticas são excelentes opções quandorealizamos exercícios isométricos ou estáticos como queiram chamar.
7.CONSISTÊNCIA
A consistência é sem dúvida um dos aspectos mais importantes se queremos alcançarquaisquer resultados. Cerca de 90% das pessoas não atingem resultados não porque treinammal mas porque não são consistentes, não têm uma rotina de treino adequada.É preciso um estímulo específico para que haja alterações, repetidamente com frequência eplaneamento organizado.
8.DESCANSO
Por vezes achamos que mais é melhor mas isso é errado, é necessário saber ouvir o nossocorpo e descansar quando necessário. Para exercícios compostos descansar entre 3 a 5minutos mostram ser suficientes entre séries, para exercícios isolados 1 a 3 minutos chegam. Oimportante é descansar o suficiente de maneira a não comprometer a próxima série e formanos exercícios.
9.MOBILIDADE
Se queremos evoluir com segurança na calistenia é importante cuidar das nossas articulações,tendões e ligamentos para que estes sejam fortes e saudáveis. Principalmente os ombros,cotovelos e punhos.
10. PACIÊNCIA
Todos queremos evoluir rápido, passar à próxima fase, ter resultados mais rápidos mas tudorequer o seu tempo, dedicação e disciplina e na calistenia ainda mais. É fundamental construir
uma boa base nos exercícios básicos para sim depois passar aos exercícios mais avançados,respeitando sempre as devidas progressões.
CONCLUSÃO
Estas são algumas regras importantes a ter em conta quando queremos praticar Calistenia deforma segura e eficaz.Para uma maior otimização de resultados em segurança é aconselhado um profissionalespecialista na área.
Artigo realizado por:Viviano Rocha