OS DOIS FATORES IMPORTANTES PARA UMA BOA CONDIÇÃO FÍSICA
Nos dias que correm a atividade física tem um papel fundamental para a sociedade, pois estamos perante uma tremenda precariedade ao nível do exercício físico.
Nos adultos este estilo de vida mais ativo ajuda na prevenção e combate de algumas doenças crónico-degenerativas assim como reduzir a mortalidade cardiovascular. Já a atividade física nas crianças e adolescentes ajuda a convalescer o seu perfil lipídico e metabólico na prevenção da obesidade.
Guedes et al. (2012), considera a atividade física como um procedimento focado no indivíduo por se movimentar em partes ou como um todo. Os benefícios da atividade física para a saúde como a promoção das capacidades funcionais (como, limpar a casa, fazer compras etc,; as atividades da vida diárias englobam elementos básicos como: tomar banho, vestir-se, levantar-se/deitar-se) nas diferentes idades. Segundo Lazzoli et al. (1998), as componentes mais referenciadas da atividade física são: resistência cardiorrespiratória, força, resistência, flexibilidade, agilidade.
Os dois fatores que devemos ter em conta para ter uma boa Condição Física são: As Capacidades Motoras e as Capacidades Condicionais e Coordenativas.
As capacidades motoras manifestam-se em atributos congénitos, individuais, que possibilitam a realização de diferentes ações motoras.
Empiricamente, é comum considera-se a divisão das capacidades motoras em dois grupos dissimilantes:
1- Capacidades Condicionais
2- Capacidades Coordenativas
As capacidades condicionais que estarão mais inerentes neste e-book, associam-se aos processos de obtenção e transformação de energia. Mais propriamente, são os parâmetros condicionais pela energia existente a nível muscular, sistemas orgânicos e mecanismos que regulam a sua repartição. Constituem-se geralmente em quarto categorias:
1- Resistência
2- Força
3- Flexibilidade
4- Mobilidade
Para saber mais sobe este tema poderá baixar o e-book grátis em: https://personaltrainers.com.pt/ebook/9/dicas-condicao-fisica-geral.
João Matos