O TREINO DE FORÇA NA 3ª IDADE
A força é definida como a capacidade de exercer uma oposição contra uma resistência, é uma capacidade física fundamental para a manutenção de uma ótima função motriz, e consequentemente para uma boa qualidade de vida. Muitos estudos confirmam a diminuição desta capacidade consoante a idade.
A partir dos 50 anos, há uma perda progressiva de força e potência muscular (3/4 % por ano) em parte devido a uma perda de fibras musculares por influências hormonais.
Como tal, com um treino específico de força, permite um aumento da massa muscular e a transmissão de impulsos torna-se mais efetiva.
A Personal Trainers dá-lhe a conhecer alguns benefícios que se pode adquirir com um trabalho adequado de força com idosos:
· Fortalecimento do sistema músculo-esquelético;
· Aumento de força, resistência, tónus muscular;
· Prevenção de osteoporose;
· Prevenção de infeções e dores musculares e articulares;
· Prevenção de aparição de artroses.
Para produzir os efeitos de adaptação devem-se realizar sessões no mínimo 2x por semana, e no máximo 5x por semana, sendo o mais recomendável 3x por semana.
Em resumo, manter os níveis básicos de força ajudarão o idoso a movimentar-se com maior independência nas suas atividades de vida diária, e em consequência, obter uma melhor qualidade de vida.
Diogo Lopes