Exercício físico na prevenção de quedas em idosos
Na última metade do século XX e início do século XXI verificou-se um aumento da esperança média de vida (UN DESA, 2015) e, portanto, um aumento da população idosa. Atualmente, nesta população, as quedas e as suas consequências são um dos maiores problemas de saúde pública, pelo que é de extrema importância a investigação de estratégias de intervenção com o objetivo de reduzir o risco de queda.
Epidemiologia das quedas:
No Mundo
Caem 2 a 4 vezes por ano: (WHO, 2007)
· 28-35% pessoas + 65 anos;
· 32-42% pessoas com + 70 anos.
20-30% dos casos de quedas levam a lesões severas como: (Harnish et al.,2016)
· Fratura da bacia;
· Traumatismos cranianos;
· Lesões nos membros superiores.
Mais de 50% das hospitalizações por queda, são de pessoas com mais de 65 anos. Além destas consequências, as quedas levam a:
·Perda de independência/autonomia;
·Confusão;
·Imobilização;
·Depressão.
Em Portugal 20,8% da população tem mais de 65 anos, e para o ano de 2050 está prevista uma percentagem de 29,2%. (UN DESA, 2015).
Os principais fatores que influenciam a ocorrência de quedas devem-se: Maior número de quedas anteriores; Redução da força muscular; Alterações de equilíbrio; Diminuição da visão; Toma de medicação; Dificuldades na marcha e depressão. (Tinetti, M. & Kumar, C., 2010).
Existem evidências científicas que comprovam que a prática de exercícios combinados de força, marcha, equilíbrio e resistência reduzem a taxa de queda. (Tinetti, M. & Kumar, C., 2010).
Em suma, com o aumento da esperança de vida as quedas e as suas consequências são um problema a evitar. Assim, torna-se fundamental a ajuda de um personal trainer que implemente propostas de exercícios adequados, atuando de forma preventiva.
Invista na sua saúde! Contacte um Personal Trainer !
Texto de Ana Rita Cativo
Bibliografia:
United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2015). World Population Prospects: The 2015 Revision.
WHO Global Report on Falls Prevention in Older Age. (2007) Ageing and Life Course Family and Community Health World Health Organization. Switzerland
Tinetti, M., Kumar, C. (2010) The Patient Who Falls: “It’s Always a Trade-off”.
Harnish, A., Dieter, W., Crawford, A., Shubert, T. (2016). Effects of EvidenceBased Fall Reduction Programing on the Functional Wellness of Older Adults in a Senior Living Community: A Clinical Case Study. Frontiers in Public Health.