Insuficiência Cardíaca e Exercício Físico
A insuficiência cardíaca (IC) é considerada uma epidemia nos países desenvolvidos, tanto pela elevada incidência como pelos custos de tratamento e consequente despesa para o sistema de saúde.
A IC caracteriza-se por impactar o funcionamento de vários órgãos e sistemas do nosso corpo devido ao facto de provocar uma insuficiente vascularização. É comum assistirmos a pessoas com IC recusarem fazer exercício físico devido a décadas de aconselhamento errado e ao desconforto que a prática física e as atividades diárias como subir escadas provocam.
No entanto, como os recentes estudos feito na área concluíram, a prática de exercício físico deve não apenas ser aconselhada como obrigatória para pessoas com IC.
Porquê? Porque está provado que a cura para a intolerância ao exercício físico é a prática de exercício físico.
Num estudo publicado em 2009: JAMA. 2009 Apr 8; 301(14): 1439–1450. concluiu-se que a prática de atividade física orientada e planeada:
3 sessões de 60min por semana durante 3 meses, com exercícios de resistência cardiovascular e exercícios de força incrementou em 35% a capacidade de bombear sangue dos pacientes que fizeram parte do estudo.
No entanto, apenas em 2014 foi decretada nos Estados Unidos a necessidade de prescrever um plano de treino para pessoas com IC. Em Portugal já assistimos a uma crescente consciencialização da necessidade de incluir um programa de exercício físico para a reabilitação cardíaca deste tipo de pacientes e felizmente muitos cardiologistas não o dispensam.
Quer saber qual o melhor programa para si?
Contacte-nos para ter o programa ajustado às suas necessidades.
Texto de Ricardo.