O que deve fazer depois de correr?
Considere isso como parte integrante do seu treino.
Nos dias de hoje, com a vida agitada que temos assim que terminamos de correr queremos ir diretos para o banho. No entanto o retorno à calma é tão importante como o treino.
O exercício aumenta o débito cardíaco, a temperatura corporal e a pressão sanguínea. Para manter a homeostase e o funcionamento ideal dos seus órgãos após o treino, precisa trazer o seu sistema cardiovascular e a temperatura central de volta à linha de base em um ritmo lento e constante.
Cerca de 10 minutos será o suficiente após uma corrida intensa.
1. Caminhada
Desacelere gradualmente até que esteja em ritmo de caminhada, mas mantenha a marcha em movimento. Continue por 3 minutos ou até que sua respiração esteja apenas ligeiramente elevada.
2. Alongamento dos isquiotibiais em pé
Incline-se para frente a partir dos quadris com os calcanhares apoiados, mantendo o alinhamento da coluna. Sustenha por 40 segundos, depois mude de lado.
3. Alongamento do quadricípite
Encontre equilíbrio na perna esquerda, usando uma parede ou suporte sólido, se necessário, dobrando o joelho direito para trás e puxe o calcanhar para os glúteos, segurando o tornozelo direito ou a canela. Mantenha por 40 segundos, depois mude de lado.
4. Alongamento dos soleares
Passo para trás com a perna esticada e pressione o calcanhar no chão. Mantenha por 40 segundos, depois mude de lado.
Para tirar o máximo partido da sua corrida experimente uma programação do seu treino juntamente com um programa de força e mobilidade.
Fale com o seu Personal Trainer!
POR CLÁUDIO MOCHO / SÉNIOR PERSONAL TRAINER
1. Smajla D, García-Ramos A, Tomažin K, Strojnik V. Selective effect of static stretching, concentric contractions, and a balance task on ankle force sense. PLoS One [Internet]. 2019;14(1):e0210881. Available from: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0210881