3 alimentos que previnem pedra nos rins
Sofrer de formação de pedra nos rins é uma das preocupações mais comuns para a maioria das pessoas. Hábitos alimentares pouco saudáveis e consumo inadequado de água são considerados as principais razões por trás da formação de pedras no trato urinário.
O acúmulo de minerais dissolvidos no revestimento interno dos rins resulta na formação de pedras que podem crescer desde pequenas até o tamanho de uma grande bola de golfe com uma estrutura cristalina.
A falta de ingestão adequada de água no corpo leva à formação de pedras nos rins, pois a sua pouca quantidade não dilui o ácido úrico, o que torna a urina mais ácida que gradualmente leva à formação de pedras. Os sintomas mais comuns deste distúrbio são sangramento e sensação de ardor ao urinar, vómitos, formação de pus na urina em associação com febre e tremores.
Os médicos sugerem um estilo de vida saudável em conjunto com um plano de dieta nutritiva e, mais importante, o consumo regular de um mínimo de 8 a 10 copos de água para reduzir os riscos de formação de pedras nos rins. Estando suficientemente hidratado, ajudará o sistema a diluir os produtos químicos responsáveis pela formação de pedras.
Além da água, a inclusão dos três principais hábitos alimentares na sua dieta pode desempenhar papel importante na prevenção de pedras nos rins. Tal como:
1. Aumento na ingestão de frutas cítricas: As melhores fontes naturais de ácido cítrico são limão e laranja. O ácido cítrico constrói um escudo protetor contra a formação de pedras no rim.
2. Inclua cálcio (vitamina D): Leite, queijo e iogurte são considerados as principais fontes para obter cálcio. Além destes, vegetais verde-escuros, nozes, sementes e legumes também são a fonte rica de cálcio. É igualmente essencial aumentar a ingestão de vitamina D, pois ajuda na absorção de mais cálcio. Quanto mais baixo for o nível de cálcio na sua dieta, mais aumenta o nível de oxalato, que é o principal responsável pela formação da pedra.
3. Frutas e legumes aguados: Embora seja aconselhável beber bastante água e líquidos saudáveis para evitar a formação de pedras, o consumo de frutas e legumes aquosos é prescrito pelos médicos para se livrar das pedras. A inclusão de frutas e vegetais aquosos como melancia, framboesa, laranja, pepino e abacaxi ajuda a manter o corpo bem hidratado, reduzindo assim a possibilidade de formação de cálculos nos rins e no trato urinário.
O acúmulo de pedras nos rins depende de muitos fatores, incluindo casos hereditários e médicos, e os homens são os que mais sofrem com esta patologia. A prevenção de causas que são responsáveis por esta complicação é um processo um pouco difícil, que requer alguma paciência e determinação. Não deve ignorar os principais sintomas e contactar o seu médico o quanto antes.
Texto de Personal Trainers