Benefícios do treino ao ar livre
Benefícios do treino ao ar livre
Hoje em dia, cada vez mais, a procura de espaços verdes para a prática de atividade física é maior.
O exercício é benéfico para a saúde onde quer que o pratique, no entanto a prática de exercício ao ar livre potencia a saúde física e emocional.
Existem inúmeros fatores positivos relacionados com o bem-estar que advém do treino ao ar livre, tais como:
- A sensação de maior liberdade, uma vez que não está fechado(a) num espaço entre 4 paredes.
- Respirar ar puro, também é um fator que pesa bastante, uma vez que, hoje em dia, devido ao estilo de vida que levamos, passamos demasiado tempo em espaços cobertos e não respiramos o ar puro (oxigénio) que deveríamos.
- Uma maior concentração e atenção no treino, devido ao fato de estar a praticar exercícios num espaço verde.
A nível de saúde física, a prática desportiva em espaços verdes, contempla muitos benefícios, como por exemplo:
- O estímulo dos músculos é realizado de forma única, devido às irregularidades do terreno, algo que se torna difícil simular em ambientes fechados, como por exemplo, correr numa descida.
- Existe uma maior vontade de treinar, porque pode ir treinar nos horários que pretender, no espaço que lhe agrade mais e durante o tempo que quiser.
- Dá mais prazer, uma vez que, devido à disponibilidade elevada de oxigénio existe uma menor fadiga e um menor stress, o que permite alcançar maiores resultados.
- Permite que haja um maior gasto calórico, devido às alterações de terreno e à resistência do vento, o corpo despende de mais energia na realização dos exercícios, quando comparado com espaços fechados.
Texto de Rita Abreu